Sindicato patronal recusa reajuste para quem recebe acima dos pisos

Na última sexta-feira, 12 de fevereiro, às 8h30, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares (SindhotéiS) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), tiveram a segunda rodada de negociações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA), com mediação do auditor, Gabriel Sento Sé.
A diretoria do SindhotéiS defendeu a proposta de pauta elaborada pela categoria em assembleia realizada em outubro de 2015, na qual os trabalhadores reivindicam 15% de reajuste para todos da categoria, já o sindicato patronal (SHRBS) apresentou como contraproposta que “nenhum reajuste deve ser aplicado”, para quem recebe acima dos pisos. Essa resposta foi uma surpresa para os trabalhadores que defendem a ideia de que todos da categoria tem direito a reajuste independente da faixa de salário.

red2

Para o presidente do SindhotéiS, José Ramos, “a contraproposta diz que os demais salários não terão reajuste e nós não entendemos isso. Será que eles não tem funcionários com esse perfil? Todos da categoria merecem ter o salário reajustado!”. Ainda segundo Ramos, “o turismo interno está forte devido ao aumento do dólar, Salvador mudou a estrutura de suas praias e o Carnaval também favoreceu bastante a economia local”.
O diretor do SindhotéiS, Godofredo de Oliveira, ressaltou que “o sindicato luta para dar um reajuste superior e com ganho real para os trabalhadores”.

red1

TURISMO EM ALTA

O reveillon e o carnaval de Salvador foram um sucesso, no reveillon a taxa média de ocupação na capital baiana, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), chegou a 90% no período compreendido entre 30/12 a 1/01. Os estabelecimentos instalados em Ondina e no Rio Vermelho apresentaram o melhor índice, com 98% de ocupação, seguido por Barra (90%), Pituba e Itapoan/Aeroporto (87%) e Campo Grande/Vitória (83%). No carnaval foram cerca de 560 mil visitantes, brasileiros e estrangeiros, que injetaram R$ 840 milhões na economia local. A média da ocupação hoteleira foi de 97% e alcançou os 100% nos hotéis próximos aos circuitos carnavalescos. Este ano, foram geradas cerca de 230 mil vagas temporárias. A maioria delas em hotéis, restaurantes, bares, etc. Com dados tão positivos, os trabalhadores esperam que todo o trabalho seja reconhecido através da aprovação do reajuste e de benefícios que podem melhorar muito o dia-a-dia da categoria.
PRÓXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO
Na ocasião o mediador Gabriel Sento Sé, apresentou uma proposta para que ambos os sindicatos avaliassem até o final do mês, quando ocorre a próxima rodada de negociações, agendada para o dia 29 de fevereiro de 2016 (segunda-feira), às 14h, na SRTE/BA.
A diretoria do SindhotéiS, espera que o sindicato patronal tenha bom senso, avalie a situação dos trabalhadores e apresente uma contraproposta condizente com a realidade!
Confira o comparativo entre as propostas do SindhotéiS, do sindicato patronal (SHRBS) e da SRTE/BA.

tabela