Nota

Em 12 de outubro de 2019, às 10h00, os trabalhadores que fazem parte da categoria de hotéis, restaurantes, bares e similares, representada pelo nosso sindicato, reuniram-se em assembleia geral no Centro Desportivo e Cultural SINDHOTÉIS-BA, localizado na Alameda Dilson Jatahy Fonseca, 226, Stella Maris, tendo por objetivo deliberar sobre a pauta de reivindicações propostas ao sindicato das empresas para a formalização da convenção coletiva da categoria relativa ao ano de 2020. Em meio a tal discussão, o presidente do sindicato, Almir Pereira da Silva, destacou ser necessário manter as conquistas históricas da categoria presentes em convenções passadas, no mínimo, bem como adequar a convenção a ser fechada aos interesses dos trabalhdores, blindando-a contra alterações na lei trabalhista feitas recentemente pelo governo atual (como o registro de ponto por exceção, por exemplo, no qual o trabalhador fica sem o direito de registrar sua jornada de trabalho em folha de ponto).
A pauta de reivindicações foi enviada ao sindicato dos patrões contendo as seguintes cláusulas econômicas: reajuste salarial equivalente ao INPC dos últimos 12 meses acrescido de 1,5% (um e meio por cento) de ganho real.Piso salariais: R$ 1.136,10 (A), R$ 1.076,25 (B) e R$ 1.059,45 (C). Anuênio: R$ 18,90. Quebra de caixa: R$ 37,80.