Começa a 10ª edição do “Viver Mulher” em Brasília

Dando continuidade as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH realiza a 10ª edição nacional do Seminário “Viver Mulher – Respeito, Dignidade e Igualdade – Não à violência”, em Brasília.
IMG-8178

A diretora do Sindhotéis, Brasilina Neta está presente no evento.

Cerca de 200 mulheres trabalhadoras filiadas a CONTRATUH e autoridades participaram da solenidade de abertura. O vice-presidente da CONTRATUH, Francisco Calasans Lacerda, saudou os presentes e se disse feliz por estar à frente dos trabalhados, mas lamentou a ausência do presidente da entidade, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, que está afastado por problemas de saúde. Ele também fez uma homenagem às mulheres citando versos da música “minha mãe”, do cantor Vicente Celestino: “Mãe, roubaram os meus brinquedos, devassaram os meus segredos, e só me deixaram a dor, a dor queima como brasa, quero voltar para casa, onde é doce o teu amor”.
A assessora do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MPTS), Rosane Da Silva, representante do Ministro Miguel Rossetto na ocasião, falou sobre o crescimento do evento ao longo do tempo, e também sobre as desigualdades entre homens e mulheres no dia de hoje. “Essa já é a décima edição e é um evento que tem se tornado cada vez maior e mais importante para o debate de temas relacionados as mulheres, como a desigualdade” disse.
Silvana Matilde, subsecretaria da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal, mostrou preocupação em relação aos números de violência que vem crescendo no DF. Silvana também convidou a todos a conhecerem mais sobre o programa “com que bolsa eu vou”, que é inspirado em ações criadas nas redes sociais. A ideia é que mulheres doem escovas, pasta de dente, hidratante, absorventes, peças íntimas e maquiagem dentro de bolsas que não usam mais para as mais carentes.
Antes da palestra de abertura, foi lançado o livro “CONTRATUH Cidadã”, que será entregue a cada um dos participantes do evento. O livro traz o estatuto da criança e do adolescente, do idoso, da igualdade racial, da juventude, da deficiência, e também a lei Maria da Penha. O livro servirá como base para sindicatos e federações que precisarem tirar dúvidas em relação aos estatutos e as leis, facilitando assim a defesa dos sindicalizados. O edital do livro foi escrito pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), que sempre foi um defensor das causas sociais.
A palestra de abertura ficou a cargo da Dra. Elizabeth Russo, que falou sobre “Mulher e Mídia”. Russo debateu com os presentes a respeito do posicionamento da mídia em relação à mulher e a forma em que ela é tratada, principalmente no que diz respeito à violência. Além de grande parte da diretoria Administrativa e Executiva da CONTRATUH, prestigiaram também a abertura do evento o secretário-regional da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA, Gerardo Iglesias e diretor de comunicação da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, Nailton Souza.
Veja fotos da abertura no link: http://www.contratuh.org.br/arquivos/galeria-de-foto/abertura-10o-viver-mulher

Fonte: Contratuh