Após recusa do sindicato patronal em assinar a Convenção Coletiva de 2014 SindhotéiS entra com dissídio coletivo

As negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho de Salvador (CCT 2014) ocorreram desde o início do ano, inclusive  com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA). Foram meses tentando argumentar com o sindicato patronal as necessidades da categoria e a importância de conceder um reajuste que atendesse os anseios dos trabalhadores. No entanto, a intransigência dos patrões acabou, lamentavelmente, por conduzir à necessidade de um dissídio coletivo. Essa foi uma decisão coletiva da categoria, votada em assembleia no dia 11 de agosto, às 10h, no Centro Desportivo e Cultural SindhotéiS em Stella Mares. É importante esclarecer que o sindicato patronal está tentando achatar os salário de quem trabalha em bar e restaurante para que todos recebam apenas o piso C, que é o menor, enquanto que na Convenção Coletiva de Trabalho de 2013, ficou estabelecido que alguns profissionais podem receber o piso B e isso não pode ser alterado a não ser com a  concordância do sindicato, o que nunca ocorreu durante todas rodadas de negociações, como está provado na ação de dissídio do qual o SINDHOTÉIS é autor. Assim,  tudo o que já foi conquistado por nossa categoria permanece. Os trabalhadores devem ficar atentos para o fato de que o texto de convenção coletiva  recentemente passado pelo sindicato patronal aos estabelecimentos não está de acordo com a posição do nosso sindicato, portanto, sendo que a decisão final caberá à justiça do trabalho.
Para consultar o andamento do processo de dissídio acesse o site http://www.trt5.jus.br/pje/ depois acessar a opção da página “2° GRAU”, depois “CONSULTA AO ANDAMENTO PROCESSUAL” e depois “CONSULTA PROCESSO”, digitando o número 0000873-49.2014.5.05.0000 no campo processo.