Trabalhadores do SindhotéiS rejeitam proposta do sindicato patronal e mantém negociação na SRTE

Na última segunda-feira, 19, a diretoria do SindhotéiS e o sindicato patronal estiveram reunidos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) com mediação da superintendente da SRTE, Dr.ª Isa Simões.

REUNIAO1Durante o encontro o sindicato patronal sugeriu duas propostas de negociação, a primeira seria um reajuste de 6% para os demais pisos, com R$791,00 para o piso A, R$ 755,00 para o piso B e R$735,00 para o piso C; a segunda proposta seria reajuste de 7% para os demais pisos, R$800,00 para o piso A, R$755,00 para o piso B e R$740,00 para o piso C, no entanto, nessa última proposta eles acrescentaram uma cláusula de que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2014) deveria ter validade de dois anos, item que foi duramente rejeitado pelo SindhotéiS. Com base na proposta da SRTE de reajuste de 7%, o SindhotéiS resolveu acrescentar o item que já consta na pauta de CCT 2014 que é a limitação de leitos para cada camareira diariamente, atualizando o número de 12 para até 15 leitos. Essa proposta será votada em assembleia com os trabalhadores.

O presidente do SindhotéiS, José Ramos, disse “temos vontade de resolver o problema. Já estamos há vários anos tentando melhorar o salário dos trabalhadores, pois eles estão reclamando”.

Como sempre o vice presidente do sindicato patronal, Silvio Pessoa, estava resistente com relação a proposta apresentada pelo SindhotéiS e ficou de encaminhar o assunto para reunião com a diretoria. O SindhotéiS vai aguardar a decisão do sindicato patronal, para convocar os trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e similares para assembleia.

Caso o sindicato patronal não aceite esta proposta o SindhotéiS retorna a pauta inicial.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 22, às 14h, na SRTE para saber o resultado da assembleia do sindicato patronal.