Trabalhadores de hotéis e similares recusam em assembleia proposta da SRTE

O SindhotéiS reuniu a categoria em assembleia na última terça-feira, 13, para apresentar e votar a proposta de reajuste sugerida pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) de 7%. Os trabalhadores decidiram recusar a proposta e continuar mobilizados na luta reivindicando um salário digno.
Na próxima segunda-feira, 19, está agendada reunião do SindhotéiS com o sindicato patronal com mediação da SRTE para nova negociação. O Sindhotéis espera que os patrões melhorem a proposta para dar melhores condições aos trabalhadores.
O presidente do SindhotéiS José Ramos, afirma que vai continuar negociando pois essa é a decisão da categoria, “vamos manter a luta e aguardar o resultado da reunião do dia 19 para marcar nova assembleia com a categoria, no encontro vamos decidir o que fazer para intensificar ainda mais o movimento e chegar a um resultado positivo”.
A categoria está muito engajada em continuar na luta por um reajuste que atenda as necessidades e por melhores condições de trabalho. A Convenção Coletiva de 2014 apresenta várias cláusulas novas, que se aprovadas, podem melhorar e muito a vida do trabalhador, como a redução da jornada de trabalho para 40h, folga no dia do aniversário do trabalhador, cesta básica ou ticket no valor de R$120,00, limitar o número de leitos para 12 unidades por camareira, acréscimo de 30% no salário do recepcionista que conhecer um segundo idioma, entre outros benefícios. Os patrões estão irredutíveis com as reivindicações da categoria.
A situação das camareiras é muito grave, elas estão com carga excessiva de trabalho e estão ficando lesionadas por Lesão de Esforço Repetitivo (LER). O SindhotéiS resolveu formalizar a limitação de leitos por camareira para tentar amenizar o sofrimento dessas companheiras.
A próxima assembleia decidirá o melhor caminho para a Campanha Salarial 2014.
A Copa do Mundo está chegando, mais de 80% dos leitos estão reservados em Salvador, os patrões estão comemorando a lucratividade e esse é o momento para reivindicar os direitos da categoria. Além disso, as diárias estão mais altas no período da Copa do Mundo, o que aumenta a rentabilidade dos hotéis.
Esse é o momento para continuar a luta e conquistar a vitória!
Confira as fotos da assembleia.