Patrões, o trabalhador merece só 5%?

A terceira rodada de negociação entre o SindhotéiS e o sindicato patronal aconteceu na última terça-feira, 29 de abril, às 10h, na sede administrativa do SindhotéiS.
Rodada de negociação para a Convenção Coletiva 2014/2015 do Sindhotéis com os patrões.
A reunião discutiu as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva 2014/2015, na qual o SindhotéiS solicita reajuste salarial de 12% e os patrões continuam oferecendo 5% para os demais salários.
Para o piso A o SindhotéiS pede R$925,00 e os patrões oferecem R$817,50 e para o piso B o SindhotéiS pede R$865,00 e os patrões oferecem apenas R$767,20. Para o presidente do SindhotéiS, José Ramos, “a contra proposta dos patrões ainda está muito distante do que a categoria precisa, vamos continuar negociando”.
Faltam menos de dois meses para o grande evento esportivo que é a Copa do Mundo, a maioria dos hotéis com seus quartos reservados para o evento, o lucro aumentando e o trabalhador que sempre foi explorado, não tem suas reivindicações atendidas e nem um reajuste digno para melhorar um pouco a sua condição de vida e conforto de sua família.
A insatisfação na categoria é geral, os pisos oferecidos são baixos, não atendem as necessidades do trabalhador que precisa sustentar sua família e ser bem remunerado pelo serviço que exerce. Os trabalhadores estão cansados de tanto descaso e desvalorização, eles querem reconhecimento profissional, salário e condições de trabalho dignas.
A próxima reunião entre o SindhotéiS e os patrões ficou agendada para o dia 12 de maio, às 14h, em Mata de São João.
Confira algumas das reivindicações do SindhotéiS para a Convenção Coletiva de Mata de São João 2014/2015:
*Correção salarial de 12%;
*Gratificação por quebra de caixa de R$72,00 (para trabalhadores na função de caixa);
*Folgas semanais, com um domingo obrigatório;
*Cesta básica/tickets refeição no valor de R$100,00;
*Carga horária de 40h semanais;
*Gratificação de 30% do salário base para trabalhadores que atuam na área de recepção e que conheça segundo idioma;
*Cada camareira ficará responsabilizada por no máximo 12 UH (unidades habitacionais);
*Horas extras de 100% sobre o valor do salário/hora normal;
*Auxílio creche de R$132,00, por mês e por filho de até 60 meses de idade (o benefício será concedido para funcionários de empresas com mais de 40 empregados e que não disponham de creche própria);