R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

Entenda a origem do Dia Internacional da Mulher

Created with Sketch.

As mulheres de hoje precisam ser várias coisas ao mesmo tempo, são mães, esposas, filhas e trabalhadoras, chefes do lar que se dedicam diariamente a cuidar da família e do aperfeiçoamento profissional. Nem sempre foi assim, antigamente as mulheres tinham como única função cuidar do lar e da família, hoje muita coisa mudou, mas o machismo ainda existe e muitas mulheres que trabalham fora ganham menos do que os homens exercendo as mesmas funções. Além disso, continuam executando um jornada dupla que é o trabalho a rua e em casa.
mulher1O dia 8 de março de 1857, foi uma data marcante para as mulheres no mundo todo, pois nesse dia as operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com muita violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, em um ato totalmente desumano.
Por isso, use esse dia para refletir sobre o posicionamento e atuação das mulheres na sociedade. Confira a programação  para o Dia Internacional da Mulher.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
A violência contra a mulher pode acontecer de várias formas, física, psicológica, sexual e econômica. Cerca de 70% das mulheres com idade entre 15 e 44 anos correm mais risco de sofre violência doméstica do que câncer, acidentes de carro, guerra e malária, de acordo com dados do Banco Mundial.
As mulheres que sofrem violência podem procurar qualquer delegacia, mas é preferível que elas se dirijam às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), também chamadas de Delegacias da Mulher (DDM). Há também os serviços que funcionam em hospitais e universidades e que oferecem atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica. Existe um serviço para que a mulher vítima de agressão possa denunciar, é o 180, na Central de Atendimento à Mulher a ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, além de denunciar a mulher pode receber orientações.
 LEI MARIA DA PENHA – LEI 11.340
A Lei 11,340 cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Maria da Penha foi vítima de violência doméstica durante seis anos de casamento. Em 1983, o marido por duas vezes, tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.