VERGONHA: PATRÕES DE HOTÉIS E SIMILARES OFERECEM REAJUSTE DE 4,5%

reuniao1Na manhã da última quarta-feira, 29, o Sindicato Patronal e o SindhtotéiS se reuniram para discutir as cláusulas propostas na Convenção Coletiva de 2014 (CCT) com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). No entanto, o Sindicato Patronal não apresentou contra proposta do que foi apresentado na sugestão de CCT 2014 e discutido na primeira reunião no dia 15.
O Sindicato Patronal manteve o posicionamento intransigente de não aceitar as cláusulas novas.
Entre as cláusulas financeiras o sindicato patronal apresentou proposta tentando enganar os trabalhadores com reajuste salarial de 4,5% contra os 12% que o SindhotéiS está solicitando para os demais pisos. Não se deixe iludir com essa esmola. Veja a tabela comparativa:
SINDHOTÉIS   PATRONAL
A R$ 920,00   R$ 762,85
B R$ 880,00    R$ 736,72
C R$ 863,00     R$ 724,00

A situação de trabalho das camareiras foi outro assunto em pauta, as trabalhadoras são exploradas no emprego onde tem que arrumar em média 26 quartos por dia e isso gera o esforço repetitivo (LER). Uma das cláusulas da CCT 2014 é limitar a 12 o número de quartos ou unidades habitacionais que as camareiras arrumam por dia de trabalho. “É questão de saúde, as mulheres estão ficando lesionadas com o excesso de trabalho, isso é desumano…Estamos falando isso com base no número de camareiras que chegam no sindicato reclamando da situação”, destaca o presidente do SindhotéiS, José Ramos.

O Sindicato Patronal está inflexível com relação a proposta apresentada pelo SindhotéiS. Eles não apresentaram contra proposta do que foi apresentado, apenas negaram a aprovação de qualquer cláusula nova. Também não tentaram acordo sobre os temas apresentados como cesta básica de R$120, folga no dia do aniversário do trabalhador, acréscimo de 30% do salário base para o recepcionista que tem conhecimento de segundo idioma entre outras.

A categoria precisa entender que essa é uma luta de todos, precisamos estar unidos para combater o capitalismo e conseguir os benefícios que reivindicamos. A cidade de Salvador está lotada de turistas e a tendência é que a demanda aumente, por isso o trabalhador precisa ser melhor remunerado e ter condição de trabalho digna para exercer suas funções.

O governo investe no turismo, e só quem ganha com isso são os patrões, os trabalhadores sempre estão em último plano.

SindhotéiS convoca a categoria para participar do movimento pela Campanha Salarial 2014, no dia 02/02, na festa de Yemanjá no Rio Vermelho.