NOSSA ORIGEM
Oito décadas de história e de conquistas importantes para os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares de Salvador e região (SindhotéiS-Ba), esse é o resultado de uma história que nasceu em 17 de agosto de 1933, quando um grupo de cozinheiros de restaurantes, bares e hotéis de Salvador, decidiram fundar a Associação dos Cozinheiros da Bahia para lutar pelos direitos da categoria de forma organizada.
Em 5 de julho de 1939, através do Decreto-Lei nº 1.402 a Associação se transformou em Sindicato dos Empregados em Comércio Hoteleiro e Similares da Cidade do Salvador, no entanto, o status de entidade foi concedido pelo Ministério do Trabalho, através de Carta Sindical com a publicação no Diário Oficial da União, somente em 22 de novembro de 1941.
edf
Essa luta diária por melhores condições de trabalho e reconhecimento da categoria eu acompanho há 44 anos na classe, dos quais assumindo a presidência do sindicato há quase duas décadas, e posso afirmar que durante essa trajetória de 80 anos de luta nós só fizemos crescer, batalhamos muito pela organização do sindicato, ainda falta muito a vencer e a conquistar.  O nosso sindicato esta completando 80 anos, é uma vida, uma história construída também pelos vários companheiros que nos antecederam. Temos o privilégio de fazer parte dessa trajetória!
No primeiro mandato começamos com um patrimônio pequeno, que era nossa antiga sede no Telematic e conseguimos ampliar esse patrimônio em cada gestão, adquirimos veículos, construímos a sede de praia que é o Centro Desportivo e Cultural SindHotéis, inaugurada em 2003; em 2004 compramos a sede administrativa Casa do Trabalhador, em Salvador (Rua da Faísca, Largo 2 de Julho) e inauguramos reformada em 2005, e em 2009 compramos a sub-sede da Praia do Forte e um carro odontológico para atender o trabalhador nas empresas. Fizemos ampliação do clube de 2010 a 2011 e ampliação da sede administrativa de 2012 a 2013, zelando sempre pelo patrimônio do trabalhador. Tudo isso para oferecer ao trabalhador comodidade nos momentos de luta diária pela manutenção dos nossos direitos e também nos momentos de descanso com a família.
foto clube
A luta deve continuar com toda a categoria unida e persistente por dias melhores. Juntos somos fortes!
José Ramos Félix da Silva
Presidente do SINDHOTÉIS-BA