R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

Mês: março 2014

Created with Sketch.

Em 47% das empresas brasileiras não há mulheres em cargos de liderança

Quase metade das empresas brasileiras (47%) não possui mulheres em cargos de diretoras ou presidentas, índice abaixo da média global, que é de 33%. O cenário revela um retrocesso em relação aos anos anteriores: em 2013, 33% das empresas do país não tinham mulheres em cargos de liderança e, em 2012, 26%, segundo a pesquisa International Business Report 2014, que há…
Leia mais

MPT processa franqueada do McDonald's em R$ 10 milhões

Arcos Dourados foi acionada por trabalho insalubre de adolescentes Curitiba – O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) pede na Justiça a condenação da empresa Arcos Dourados, operadora da rede americana McDonald’s na América Latina, em R$ 10 milhões pela contratação de adolescentes menores de 18 anos para atividades com riscos à saúde.  No processo,…
Leia mais

Contrato de experiência de trabalhador poderá ser retomado após afastamento

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5984/13, do deputado Carlos Bezerra (MT), que garante ao trabalhador em período de experiência o direto de prosseguir com o contrato caso precise se afastar para alistamento no serviço militar ou para trabalho em outro encargo público, como o de mesário em eleições. Para ter direito…
Leia mais

Demissão sem homologação de sindicato não é valida

Em contratos firmados há mais de um ano, o pedido de demissão não é suficiente para a validação do ato rescisório. Nesses casos, seguindo o que está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é necessária homologação do ato de rescisão pelo sindicato representante da categoria profissional. Seguindo essa tese, uma operadora de telemarketing…
Leia mais

Salvador tem alta de 212% na tarifa de hotéis

Salvador é a cidade-sede da Copa do Mundo que apresenta o maior aumento médio da diária hoteleira em dias de jogos do mundial, de acordo com pesquisa do site de viagens TripAdvisor. O preço da diária cresce em média 212% na capital baiana nas datas de partidas do torneio na cidade, em comparação com os dias de junho e julho sem jogos,…
Leia mais

SINDICATO PATRONAL OFERECE REAJUSTE SALARIAL DE 5,56% PARA ENGANAR OS TRABALHADORES

Toda a categoria está ansiosa para saber de quanto será o reajuste salarial ou quais benefícios novos terá direito. O SindhotéiS enviou a pauta de reivindicação no dia 05 de dezembro de 2013 e está há 3 meses tentando uma negociação com o sindicato patronal. Nesse documento que foi cuidadosamente preparado, estão as principais necessidades da categoria, como por exemplo a folga no dia…
Leia mais

SINDHOTÉIS CONVOCA ASSEMBLEIA PARA AVALIAR ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELOS PATRÕES

O SindhotéiS convoca os trabalhadores de hotéis, bares restaurantes e similares para Assembleia Geral no dia 31 de março (segunda-feira), às 17h, na sede administrativa do SindhotéiS – Casa do Trabalhador (Rua da Faísca, nº 31, Largo Dois de Julho, Centro). A assembleia terá como objetivo avaliar a última proposta apresentada pelo Sindicato Patronal na…
Leia mais

Adicional por tempo de serviço poderá ser incluído na CLT

O direito do trabalhador de menor renda ao adicional por tempo de serviço poderá ser incluído na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É o que determina o projeto (PLS 63/2012), do senador Antonio Carlos Valadares, que poderá ser votado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na quarta-feira (19). Segundo a proposta, após cada período…
Leia mais

Baixa remuneração e desqualificação da mão de obra resulta em rotatividade na categoria

A rotatividade da categoria de hotéis e similares já é um problema crônico, trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho e os baixos salários estão migrando para outras áreas com melhor remuneração. O reflexo dos baixos salários está na rotatividade da categoria que todos os dias vem homologar no sindicato. Os dados mostram que algo está errado, em 2012 foram 7.408 homologações, em…
Leia mais

O que é a violência contra mulher?

Não se engane, a violência contra mulher não é apenas física, ela engloba outra formas de agressão como violência psicológica e econômica (com os baixos salários), abuso ou violência sexual, racismo, sexismo entre outras. Vários documentos já formalizaram o conceito de violência contra mulher. Segundo a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, a violência contra mulher é “qualquer…
Leia mais