III CONGRESSO ESTADUAL E ELEIÇÕES DA NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES DO ESTADO DA BAHIA

O III Congresso Estadual e as eleições da Nova Central Bahia (NCST/Ba), ocorreram no dia 20 de fevereiro, terça-feira, na sede do SindhotéiS Bahia, na Rua da Faísca, nº 31, Largo Dois de Julho, Salvador – Ba.
A eleição da Nova Central Bahia foi realizada às 11h, e por unanimidade a chapa única liderada pelo presidente José Ramos Félix da Silva, e a vice-pre-sidente, Maria de Lurdes Oliveira Fadiga, renovou o mandato que segue até 2022.
O evento contou com uma palestra sobre reforma trabalhista (Lei 13.467/17) com a advogada, Talita Barcelos e reuniu diversas entidades sindicais.
Na ocasião a mesa foi composta pelo presidente da Nova Central nacional, José Calixto, o presidente da Nova Certral Bahia, José Ramos, o secretário geral da Nova Central nacional, Moacyr Roberto, o presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Bahia (Fespumeb), José Hélio, o presidente da Federação dos Traba-lhadores das Indústrias do Estado da Bahia, Natanael Ferreira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Feira de Santana, Antônio Souza.

O presidente do Sindicato Intermunicipal das Instituições Beneficientes, Religiosas e Filantrópicas do Estado da Bahia (Sintibref Ba), Ronaldo Gonçalves, disse que “o debate foi enriquecedor quando juntamente com a eleição traz um evento dessa riqueza, trazendo uma orientação jurídica para nós que fazemos trabalho de base para que tenhamos empoderamento principalmente no que tange a reforma trabalhista”.
A homologadora do Sindicato dos Rodoviários de Cargas de Feira de Santana, Graça Gonçalves, contou que “o evento esclareceu alguns pontos da Lei que ainda eram desconhecidos para nós, trazendo um leque de conhecimento e segurança”.
O secretário da Nova Central Sindical, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, parabenizou o presidente Ramos e toda sua diretoria em assumir a central sindical em um dos piores momentos do movimento sindical brasileiro, pois “o go-verno está tirando os nossos recursos e colocando o trabalhador contra nós, mas é diante das dificuldades que superamos os obstáculos e renascemos”. Ressaltou também a importância do voto consciente neste ano eleitoral.
A palestrante e advogada, Talita Barcelos, que atua na consultoria da Dra Zilmara Alencar, ressaltou que “é muito importante que as entidades sindicais estejam atualizadas para enfrentar e ajudar os trabalhadores na não precarização das relações de trabalho”.
O presidente da Nova Central nacional, José Calixto, lembrou, “mesmo com toda a dificuldade que estamos enfrentando no movimento sindical, percebemos um grupo que demonstra coragem de enfrentar a situação. O governo junto com a maioria do congresso precarizou as relações de trabalho e cortou o único recurso compulsório que tínhamos para trabalhar, mas acredito em dias me-lhores”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Vendedores e Viajantes do Comércio, Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêutico do Sul e Sudoeste da Bahia (Sindven), Raimundo Mariá, destacou que as palavras de Calixto elucidaram muito a situação sindical atual e a fabulosa palestra de Dra Talita enriqueceu com conhecimento todos os sindicalistas.