HOTELEIROS COMEMORAM OCUPAÇÃO DO CARNAVAL PORÉM AS NEGOCIAÇÕES CONTINUAM NO IMPASSE

Em 2018 já foram realizadas várias rodadas de negociação com o sindicato patronal para discutir a Convenção Coletiva de Trabalho e o patrões querem retirar muito do que já foi conquistado na convenção coletiva em décadas de trabalho do sindicato de trabalhadores.
Tudo isso em razão da reforma traba-lhista (Lei 13.467) sancionada pelo presidente Michel Temer em 2017, que é o terror dos trabalhadores e o tema principal de luta para as entidades sindicais, isso por que a Lei reduz os direitos trabalhistas quando flexibiliza as relações de trabalho. Alguns exemplos disso são o parcelamento das férias, a redução do percental de adicional noturno, redução do horário de almoço para 30 minutos, autorização de dispensa coletiva sem intervenção do sindicato, restrição de acesso a justiça gratuita, o negociado sob o legislado que é a permissão para negociação coletiva de condições menos benéficas ao trabalhador do que as previstas em lei, entre várias outras medidas prejudiciais para o traba-lhador, mas que trazem lucros para os empresários.
Além disso, foi divulgado pelo mídia impressa que o índice de ocupação hoteleira no Carnaval de Salvador foi o maior do Brasil no ano de 2018, superando o Rio de Janeiro. Segundo a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), o número chegou a 96%, sendo que alguns hotéis bateram 100%. A estimativa é que a capital baiana tenha recebido 800 mil turistas durante a folia de Momo e tenham sido movimentados por aqui cerca de R$ 1,7 bilhão. Ou seja, além de ter colaborado com o sucesso no índice de ocupação, os milhares de turistas que visitaram a capital ainda movimentaram a economia, que inclui também o setor de hospitalidade, deixando muito dinheiro na cidade.
DIREITOS HISTÓRICOS
O SindhotéiS Bahia existe há mais de oito décadas, são 84 anos lutando e reivindicando direitos para os trabalhadores de hotéis, restaurantes, bares e similares de Salvador e regiões. Em todos os anos, o sindicato patronal e o sindicato dos traba-lhadores se encontram para diversas rodadas de negociação, a fim de chegar em um denominador comum que apresente vantagens para o trabalhador. Inúmeras vezes as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) são mais benéficas para o trabalhador do que a própria Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), inclusive, o SindhotéiS elaborou um material específico sobre o assunto, a “Cartilha do Trabalhador de hotéis, bares, restaurantes e similares – Você conhece os seus direitos”, distribuída para os trabalhadores e disponível no site www.sindhoteisbahia.org.br.
Por isso, o trabalhador precisa se informar e ficar ciente de que este momento é um dos mais críticos, onde é indispensável que todos estejam unidos e articulados para defender o que é melhor para a categoria.
Em breve os sindicatos patronal e laboral terão rodada de negociação para discutir e avaliar os detalhes da Convenção Coletiva, assim que a data for definida divulgaremos no site e redes sociais do SindhotéiS Bahia.