Nova Central realiza Plenária Estadual no SindhotéiS Bahia

A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado da Bahia realizou no dia 20 de abril (quinta-feira), das 9h às 17h, na sede administrativa do SindhotéiS, a Plenária Estadual com o tema “As Ameaças do Governo aos Direitos Trabalhistas”. O evento discutiu os ataques do governo Temer aos direitos trabalhistas e articulou a convocação para a GREVE GERAL dia 28 de abril. Entre os temas abordados estavam  a reforma da previdência, que foi explanada pelo consultor de formação sindical e presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT, Natal Léo; e a reforma trabalhista que foi esmiuçada pelo diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Sebastião Soares.

18055970_1293968373972914_6377895893415652012_o

Durante o evento os palestrantes destacaram as incoerências das reformas da previdência e trabalhista. Sobre a Pec da previdência, Natal Léo destacou que ela é insustentável financeiramente, que mudanças demográficas e envelhecimento populacional não são fatos que justificam a reforma. Falou ainda sobre os objetivos da reforma, idade miníma, regras de transição, cálculo do benefício, equiparação dos gêneros, regras de acesso entre outros assuntos relacionados. Já Sebasti~]ao Soares ressaltou que a reforma trabalhista é um golpe contra a classe trabalhadora, além de desconfigurar as relações trabalhistas, destruir a força coletiva dos sindicatos, ser uma irresponsabilidade chancelada através da sonegação de direitos, além de incentivar o fim do limite da jornada de trabalho.
Sebastião Soares, destacou a importância de discutir o tema com os dirigentes sindicais, “estou participando desta plenária da Nova Central no sentido de colaborar com a construção do conhecimento para os dirigentes sindicais com vistas ao enfrentamento do momento em que vivemos, especialmente a reforma trabalhista que é o desmonte de direitos para a classe trabalhadora. Nossa posição tem que ser de firme resistência ao PL 6787/16 que tramita na câmara dos deputados, pois ela significa a destruição de conquistas históricas”.
Cleiton Ferreira, representante do Sindicato dos Mecânicos de Feira de Santana, disse “o que estamos abordando aqui é um direito comum que temos que de fato orientar a população, é importante que todos tenham conhecimento dos direitos trabalhistas e previdenciários”.
Roberto Luz, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Intermunicipais de Cargas de Salvador (Sindicar), ressaltou a importância do evento. “Mais que necessário, pois o momento é realmente crítico. Nós temos que adquirir mais informações e este foi o objetivo da plenária, sem dúvida, duas ótimas palestras de duas pessoas com muito conhecimento para nos enriquecer e que nos trás um respaldo maior para trabalhar junto à classe trabalhadora”.
Natal Léo, disse que trouxe “alguns esclarecimentos sobre o pacote de maldades da reforma da previdência, especialmente o relatório feito pelo Arthur Maia. O seminário foi muito bom, Ramos está de parabéns, eu acho que os dirigentes sindicais saíram daqui orientados sore o assunto e mobilizados para convocar ainda mais pessoas para a GREVE GERAL do dia 28 de abril”.

18056591_1293954410640977_301586205576019885_o

O presidente do Sindicar e da Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Nordeste (FITTRN), Braulino Leite, destacou a convocação para a GREVE GERAL. “Nós estamos trabalhando na convocação para o dia 28, para que todos os trabalhadores parem nesta GREVE GERAL. Pois se o companheiro não participar vai ser ruim, pois vamos voltar ao tempo da escravização”.

18055719_1293957813973970_7464580858633374128_o

O presidente do SindhotéiS, José Ramos,  ressaltou a atuação dos sindicatos nas bases, “acredito muito no fortalecimento da base. É preciso que os sindicalistas reajam contra essas ações que retaliam os direitos dos trabalhadores”.

18056512_1293957800640638_1361831606895202399_o

O evento contou com o apoio da Nova Central Bahia, do SindhotéiS, da Contratuh e da Fetrahnordeste.
Veja mais fotos no Facebook