SindhotéiS e Nova Central promovem palestra sobre as "Conquistas e desafios da mulher na contemporaneidade"

No dia 08 de março, a partir das 9h, a diretora de assuntos para as mulheres da Nova Central Bahia, Brasilina Neta, em parceria com o SindhotéiS e a Nova Central Bahia ofereceram um Café da Manhã Especial para o Dia Internacional da Mulher, na sede administrativa do sindicato, na Rua da Faísca, nº31, Largo Dois de Julho.
Durante o encontro a palestrante Bruna Gusmão que é graduanda de psicologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP); Membro da Liga Acadêmica de Sexualidade e Gênero (Lasg) e membro do Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero no Conselho Regional de Psicologia expôs para as mulheres da categoria temas relacionados às “Conquistas e desafios da mulher na contemporaneidade”. Estiveram presentes trabalhadoras da categoria, funcionárias do SindhotéiS e representantes de diversas entidades sindicais.
Gusmão iniciou a palestra explicando sobre a origem do Dia Internacional da Mulher que surgiu a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. No entanto, explicou que a luta feminista é bem anterior a esta data e que as mulheres sempre lutaram por melhores condições de trabalho. Falou também sobre a diferença entre equidade e igualdade, onde a primeira equilibra os benefícios de acordo com o que cada pessoa precisa ou demanda, enquanto a segunda tenta igualar todos da mesma forma. Interagiu com o público questionando sobre O que é ser mulher? onde cada uma respondeu da sua maneira os aspectos de ocupar este lugar a sociedade. Comentou também sobre as imposições que ocorrem no ambiente de trabalho e que ferem os direitos femininos. As diferenças salariais também foram tema de debate, ‘as mulheres ganham 30% menos do que os homens’ ressaltou Gusmão. Outros temas abordados foi a Lei Maria da Penha, tipos de violência e o feminicídio.
O presidente do SindhotéiS e da Nova Central, José Ramos, ressaltou a importância da data e falou sobre a luta das mulheres no ambiente de trabalho com relação a equiparação salarial e manutenção de direitos. A diretora de assuntos para as mulheres da Nova Central Bahia, Brasilina Neta, comentou sobre as desvantagens da mulher nas novas regras da previdência e também sobre a jornada dupla em casa e no trabalho, o que faz com que a mulher trabalhe mais do que o homem.

Veja fotos na fanpage https://www.facebook.com/sindhoteisbahia/?hc_ref=NEWSFEED