TAXA ASSISTENCIAL É PARA MANTER A LUTA

A campanha salarial existe para que o sindicato lute em defesa dos direitos de toda a categoria, independente do trabalhador ser sindicalizado ou não. O benefício alcança todos. Por isso, é preciso que o trabalhador tenha consciência da importância de contribuir com a taxa assistencial, que é um valor cobrado apenas uma vez ao ano e que ajuda a pagar os custos do sindicato com a campanha salarial.
Quando o seu patrão mandar você vir entregar carta no sindicato para se recusar a contribuir com a taxa assistencial, procure entender as reais motivações dessa atitude! É do interesse dele que você não colabore e enfraqueça o sindicato, pois dessa forma, não teremos como lutar por melhores condições de trabalho e de salário para a categoria. Por isso, ele incentiva que você venha ao sindicato para entregar a carta e não pagar a taxa, ele até abona seu dia e fornece transporte para você vir entregar a carta…Qual é a intenção do patrão? Você não vê que algo está errado? Lógico que é para prejudicar os trabalhadores, pois nós todos somos o sindicato, sem verba o sindicato não trabalha e não tem como lutar pelos direitos da categoria, com isso, os patrões vão poder deitar e rolar nos direitos dos trabalhadores, pois não terá sindicato para defender.
Para que a Convenção Coletiva seja assinada é preciso que o SindhotéiS negocie com o sindicato patronal em várias rodadas de negociação e também invista em materiais que dão suporte para a Campanha Salarial e para as manifestações entre várias outras demandas que são essenciais para o processo de negociação.
Ressaltamos que a taxa assistencial é única e é cobrada uma vez por ano, logo após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho.
O sindicato luta incansavelmente para manter as conquistas da Convenção (como o feriado do dia do hoteleiro, horas extras 100%, direito aos feriados, quebra de caixa, anuênio entre outros) que seu salário aumente todos os anos, por isso a sua doação de um valor simbólico ajuda muito com as despesas da campanha salarial.
O sindicato conquistou um reajuste de 11,28% para quem recebe os pisos, retroativo a janeiro e o valor do desconto é de apenas 5% do seu salário, base uma única vez, no mês seguinte ao arquivamento da Convenção Coletiva na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA). Por exemplo, se você ganha um salário de R$ 954,80, você vai contribuir com o sindicato com um valor de R$47,74, se recebe R$ 1500,00, vai contribuir com R$75,00, ou seja, é 5% do salário que você recebe, sendo que o valor máximo de contribuição não pode ultrapassar R$80, mas só paga R$80,00 quem recebe a partir de R$1600,00 de salário.
Este é o momento de você reconhecer o esforço do sindicato em lutar pelo seu reajuste, pois nós conquistamos reajuste de salários e benefícios todos os anos e que você ganha por 12 meses mais férias e décimo terceiro, a taxa assistencial é apenas um valor que você paga 1 vez no ano. É justo que o sindicato que luta pelo seu aumento salarial tenha a sua contribuição nessa luta!
Faça parte dessa CONQUISTA!