R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

Presidente do SindhotéiS Bahia participa de audiência com o Ministro do Turismo

Created with Sketch.

No dia 26 de outubro o presidente do Sindhotéis, José Ramos, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald, e o advogado Wilson Pereira, estiveram  em audiência com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão e com a Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo,  Teté Bezerra. Durante o encontro Ramos falou sobre a regulamentação da gorjeta e Moacyr expôs as reivindicações da Confederação junto ao Governo Federal, e defendeu a legalização dos jogos no Brasil em locais determinados por lei.

fb_img_1478120179534

Segundo Wilson Pereira, “a Confederação, sempre teve como meta a qualificação dos trabalhadores nas áreas de hotéis, restaurantes e nos demais setores do turismo, por isso a audiência trouxe novas esperanças na concretização dos projetos da entidade confederativa. O Ministro, muito atencioso, disse que primeiro preferia ouvir o que pensam os trabalhadores, para depois se manifestar”.
Diante da preferência do ministro, Moacyr iniciou sua fala sobre a regulamentação dos jogos.  “Entendemos que os jogos devem ficar restritos aos cassinos em locais com grande fluxo de turistas, não podem ser liberados todos tipos de jogos em todos os lugares”, disse.
Com relação a qualificação, defendeu as escolas técnicas, porque os cursos oferecidos pelo SENAC, não atendem às necessidades dos trabalhadores. Moacyr ainda reclamou que os cursos oferecidos pelo sistema “S” ligados ao setor do turismo são caros, tronando-se proibitivos aos trabalhadores.  Defendeu que antes de implementar cursos deve ser feito um diagnóstico para saber que setor efetivamente necessita qualificar e qual tipo de qualificação deve ser implementado.
Outras questões levantadas por Moacyr, diz respeito às tentativas do Governo e empresários em flexibilizar a jornada de trabalho no setor, e as dificuldades em regulamentar a taxa de serviço (10%), cobrados dos clientes pelo setor hotelaria e restaurantes.
O MINISTRO
O Ministro Marx Beltrão, disse que não sabe trabalhar sem parceiros, e que quer ouvir mais e falar menos, por isso é importante ter os trabalhadores participando ativamente das ações a serem implementadas.
Quanto a qualificação, afirmou que já solicitou verbas para investir no setor, e que diante da reivindicação de Moacyr, vai implementar os cursos pelas escolas técnicas, e que não tinha conhecimento da forma de cursos oferecidos pelo Sistema “S” que atende o turismo.
Para levantar as necessidades, inclusive para qualificar os empresários, o ministro disse que vai reunir os secretários de Turismo dos Estados, porque não se pode admitir que alguém atue em qualquer área sem ter noção do que está fazendo, muito menos no turismo que precisa de pessoas altamente qualificadas.
Falou ainda, que a regulamentação dos jogos na forma elencada por Moacyr é justa, e que vai trabalhar para que isso se concretize. Também apoiou a confederação para evitar a flexibilização do trabalho no setor.

Com informações de Wilson Pereira