16 DE AGOSTO – Dia de mobilização por manutenção de direitos trabalhistas

As centrais sindicais definiram o dia 16 de agosto como um dia de mobilização por manutenção de direitos sociais, criação de empregos e retomada do crescimento. Em Salvador, representantes de centrais sindicais e movimentos populares se reuniram em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e ao lado do edifício da BR Distribuidora SA. Trabalhadores de diversas categoria estiveram presentes e a categoria de hotéis e similares representada pelo SindhotéiS esteve presente no ato apoiando a Nova Central Sindical de Trabalhadores. Conheça algumas das reivindicações dos trabalhadores: Redução da taxa de juros que viabilizem a retomada do crescimento industrial; Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redu- ção de salários; Retomada e ampliação dos investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas renováveis, em especial a Petrobrás e o Pré-Sal; Destravamento do setor de construção, através de instrumentos institucionais adequados, que garantam a manutenção das atividades produtivas e dos empregos nas empresas do setor; Criação de condições para o aumento e manutenção da produção e das exportações da indústria de transformação; Incentivos às políticas de fortalecimento do mercado interno para incrementar os níveis de produção, consumo, emprego, renda e inclusão social.