DESCASO: PATRÕES OFERECEM SALÁRIO MÍNIMO PARA OS TRABALHADORES

A terceira rodada de negociação entre a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e similares (SindhotéiS) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), foi realizada no dia 29 de fevereiro de 2016 (segunda-feira), às 14h, na Superintendência Regional  do Trabalho e Emprego (SRTE/BA).

IMG_0191

Na ocasião foram discutidos os principais pontos da proposta de pauta elaborada pelos trabalhadores na assembleia realizada em outubro de 2015, como reajuste de 15% para todos da categoria, bonificação de 30% do salário base para quem é recepcionista e tem segundo idioma, limitação de 12 leitos por camareira diariamente que é uma cláusula muito importante para preservar a saúde dessas profissionais que estão sofrendo com doenças ocupacionais em razão do excesso de trabalho, entre outras reivindicações.
O presidente do SindhotéiS, José Ramos, destacou que não estamos tendo trabalho decente na hotelaria e que a situação das camareiras é grave. “Queremos saúde para os trabalhadores. Muitas camareiras estão lesionadas por conta do excesso de trabalho. Com o afastamento dessas trabalhadoras, ocorre a redução dos postos de trabalho e o serviço perde qualidade, impactando no bem estar do trabalhador e na satisfação do cliente”. O diretor do SindhotéiS, Godofredo Oliveira, destacou que “todos são profissionais e precisam ser valorizados pois são eles que fidelizam os clientes”.
A diretoria do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte (sindicato patronal) não apresentou proposta de reajuste para quem recebe acima dos pisos, eles acreditam que por conta da crise não é possível reajustar o salário do trabalhador, no entanto, devemos lembrar que a crise atinge todos, o colaborador é a parte mais frágil desse sistema e precisa do salário para manter o custo de vida dentro dessa realidade econômica. Na proposta apresentada eles ofereceram apenas R$900,00 (piso A); R$ 890,00 (piso B); R$ 880,00 (piso C), anuênio de R$15,00 e quebra de caixa R$30,00.
A proposta do mediador da SRTE/BA, Gabriel Sento Sé, ainda não atende as reivindicações da categoria, mas o sindicato patronal se comprometeu em levar para discutir. A proposta da SRTE/BA é a  seguinte: reajuste salarial de 11,28% , piso A – R$ 915,00, piso B – R$ 894,00 e piso C – R$ 880,00, ficaram de apresentar nova proposta para a cláusula das camareiras e da bonificação para os recepcionistas com segundo idioma. A próxima reunião está agendada para o dia 22 de março (terça-feira), às 9h, na SRTE/BA.
O papel do sindicato é formalizar uma convenção que melhore o que já é de direito do trabalhador e institua novos benefícios. “Para oferecer o salário mínimo no piso C nem precisa de convenção, é Lei que se deve pagar o mínimo, é preciso que o trabalhador tenha um ganho acima disso. Sempre fechamos as convenções com ganho real para o trabalhador. Precisamos valorizar o trabalhador para o bem do turismo”,  enfatizou o  presidente do SindhotéiS, José Ramos.