Presidente do SindhotéiS assina Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com a SPM-BA

Foi assinado nesta quinta-feira (03), um Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e as Centrais Sindicais: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical Bahia; União Geral dos Trabalhadores (UGT); e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). O evento acontecerá a partir das 9h, no Palácio do Rio Branco, em Salvador.
O presidente do SINDHOTÉIS e da Nova Central Bahia, José Ramos, esteve no evento e presenteou a secretária da SPM, Olívia Santana com a Cartilha SindhotéiS Mulher, que foi criada pelo SindhotéiS e lançada na ocasião do Viver Mulher que é um evento promovido pelo SindhotéiS em defesa e conscientização da não violência contra mulher.
O objetivo do documento é que seja realizada uma convergência de esforços entre a SPM-BA e as organizações sindicais, com a finalidade de implementar ações de enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres no estado da Bahia.
Na ocasião, estiveram presentes o pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, que apresentou o “Mapa da Violência 2015 – Homicídios de Mulheres no Brasil”, divulgado em novembro deste ano. O documento é de sua autoria, e foi elaborado em conjunto com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com apoio do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, da Organização Pan-Americana da Saúde, do Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
A secretária da SPM, Olívia Santana, disse que convidou as centrais sindicais para essa parceria no sentido de formalizar o Pacto com mais força no mundo do trabalho. “Mesmo com várias ações desenvolvidas precisamos desenvolver a pauta para dialogar não somente com as mulheres, mas com os homens também”.
O presidente do Sindhotéis e da Nova Central, José Ramos, destacou a importância de alertar homens e mulheres para a vigilância em torno dos atos de violência contra as mulheres, inclusive no setor hoteleiro onde elas são maioria.
O evento faz parte da programação de atividades da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.

José Ramos entregou a Cartilha Sindhotéis Mulher para a secretária Olívia Santana

red4