AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO CELEBRA OS 10 ANOS DA NOVA CENTRAL

Os líderes sindicais da Nova Central tiveram um começo de semana cheio de comemorações e homenagens à central que mais cresce em todo Brasil: A NCST.
Assim, nesta segunda-feira (31/08), a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal prestigiou a Nova Central pelos seus 10 anos de existência, ocorridos no dia 28 de junho de 2015.

audincia 10 anos da nova central

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento para a realização da sessão solene comemorativa, acabou lembrando aos participantes da audiência, sobre a importância da fundação da Nova Central no processo democrático brasileiro, as bandeiras de lutas em defesa do desenvolvimento sustentável, a busca permanente por empregos, renda e justiça, que entre outros princípios marcaram ao longo de toda história do movimento sindical no Brasil, a formulação de uma trajetória fortalecida pela autonomia, a unicidade sindical, a igualdade e a fraternidade de todos os seus integrantes.

audiecia 10 anos

“Nesses 10 anos de fundação da Nova Central comemoramos este aniversário de maneira atuante, embora sofrendo bastante pressão de toda ordem, mais que acabamos por assumir e conquistar o respeito e a credibilidade dos trabalhadores, das centrais sindicais e autoridades. Assim encerrou reforçando que a NCST não nasceu para ser melhor que as outras, muito menos inferior, mais sim diferente. Parabenizo todos pelo nosso aniversário de 10 anos”, disse o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos, também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), uma das confederações fundadoras da entidade homenageada.
“A Nova Central nasceu comprometida e em defesa das lutas permanentes contra a terceirização, precarização, mão-de-obra análoga a escravidão, na defesa dos interesses dos trabalhadores e dos dirigentes desta entidade que merecem esta grande homenagem e comemoração. Reforço que estamos cada vez mais forte e firmes, cumprindo com nosso dever e nos diferenciando por não mudarmos nossa trajetória e por termos o respaldo constituído diante da sensatez e responsabilidade em que conduzimos nossos trabalhos. Vida Longa a Nova Central!”, ressaltou Moacyr Roberto, secretário geral da NCST e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), também fundadora da NCST.
Ao longo da sessão o senador Paulo Paim foi fortemente elogiado e agradecido por seu trabalho que visa defender os trabalhadores, combatendo de forma exaustiva ações prejudiciais e não democráticas. “Considero o senador Paulo Paim como sendo uma instituição de defesa dos trabalhadores! E ao abrir este espaço de comemoração para a Nova Central que se destaca pela forma que nasceu, pois veio em defesa do sistema confederativo, para negociar de forma exaustiva sem ferir a democracia do país e do trabalhador de uma maneira geral; agradeço especialmente pelo carinho que o senador tem por nós sindicalistas, lembrando que temos por ele também este afeto, e por isso poderemos, não apenas nós mais também todo Brasil, colocar o senador num degrau acima do que ele já se encontra”, reforçou João Domingos diretor de finanças da NCST e presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), confederação também fundadora da Nova Central.
Além das lideranças sindicais da Nova Central, participaram também da sessão solene, o secretário do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Francisco José Pontes, Ricardo José Macedo procurador representante do Ministério Público do Trabalho e o diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Stanley Gacek.
Compondo a mesa solene esteve à diretora de assuntos de cooperativismo e economia solidária da Nova Central, Ledja Austrilino representando as mulheres juntamente com a diretora de assuntos da mulher da NCST, Sônia Maria Zerino que parabenizaram a entidade pelas conquistas alcançadas e lutas firmadas pela diretoria executiva, que sempre se preocupou em defender os trabalhadores e as trabalhadoras de todo Brasil. “É com muita honra e orgulho que neste momento parabenizo a Nova Central. Este momento de festa na luta pela redução da informalidade, por melhores condições de trabalho, em que o empenho  constante nesses 10 anos de batalhas e conquistas sempre possam percorrer o melhor caminho de firmeza, força e fidelidade pela classe trabalhadora brasileira”, encerrou D. Ledja.
Moacyr Roberto finalizou o encontro com o lançamento de um selo alusivo aos 10 anos da Nova Central, que firmou, mais uma vez, o compromisso de luta pela unicidade, desenvolvimento e justiça social estabelecido pela entidade.
*Com NCST