SindhotéiS promove curso sobre gestão na administração de entidades sindicais

O Sindhotéis promoveu em parceria com a Nova Central o curso “A Importância da Aplicação de Políticas de Gestão na Administração de Entidades Sindicais”, que foi realizado nos dias 08 e 10 de agosto de 2015, na sede administrativa do SindhotéiS e teve como palestrante o consultor de Formação Sindical e presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionista e idosos, Natal Léo.
Para o palestrante, “o curso tem como objetivo integrar ferramentas de gestão que possibilitem a entidade e seus dirigentes a inserção com competência na atual realidade por que passa a relação capital e trabalho, afim de obter o tão desejado e esperado sucesso como entidade representativa”, destaca Natal Léo.

IMG_7180

O público alvo do curso foram dirigentes sindicais que estão atualmente no comado de entidades e funcionários de sindicatos.
A assistente de base do Sindicar, Sueli Andrade,  declarou “as vezes eu pensava que existia um limite para o relacionamento do sindicato com o trabalhador nos limites da empresa, no entanto, aqui descobri que o sindicato tem que ter acesso liberado para atuar na empresa”.
Antônio Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Feira de Santana, disse que “o curso é excelente em todos os aspectos e tem inovações importantes no conteúdo. O movimento sindical precisa mudar e se qualificar e esse é o caminho”.
Para Vanilda Coutinho, diretora na Federação das Mulheres da Bahia, o momento serviu para esclarecer dúvidas, “eu tinha muitas dúvidas que hoje foram sanadas”. Para o palestrante, Natal Léo, o incentivo é para que seja continuada a utilização dos conteúdos, “eu gostaria que todos revisassem o CD para tirar as dúvidas e até para me passar um feedback. Foi muito bom colaborar e Ramos está de parabéns pois são poucas as entidades sindicais que estão fazendo algo nesse sentido. Este curso não tem no Brasil, é o primeiro que se fala em gestão sindical, com ele observamos o sindicato como uma atividade de serviço”.
O presidente do SindhotéiS, José Ramos, comentou sobre a importância do aprendizado desses dois dias de curso e o legado deixado para os dirigentes sindicais, “todos que estiveram presentes só teve o que aprender com você, pois não sabemos tudo e precisamos buscar sempre mais conhecimento e foi isso que você veio trazer para essa diretoria e para os outros sindicatos presentes”. Já o diretor do SindhotéiS, Viraldo Pereira, comentou que absorveu muitos conhecimentos que necessitava para informar a categoria”.
O secretário do Sindicargas, Reginaldo Lima, destacou a aplicabilidade dos conceitos no dia-a-dia dos sindicalistas, “o curso foi extremamente interessante. É evidente que não sabemos de tudo e o curso veio para enriquecer e trazer ferramentas para aplicar no movimento sindical”.
O presidente José Ramos, entregou uma homenagem a Natal Léo que estava pronta desde as comemorações dos 80 anos do SindhotéiS, mas que não pode ser entregue na ocasião.
IMG_6969
IMG_7167