PATRÕES COMEMORAM SUCESSO DE OCUPAÇÃO NA COPA E NÃO COMPARECEM EM REUNIÃO NA SRTE

A Copa do Mundo em Salvador foi um sucesso entre a população local, turistas nacionais e internacionais. Os trabalhadores de hotéis, restaurantes e bares estavam na linha de frente para recepcionar bem todas essas pessoas que circularam pela cidade entre junho e julho, por isso, merecem que seus salários sejam reajustados de forma digna.
Assembleia decide recusar a proposta de reajuste da SRTE

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) comprova que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao país. Para 83% deles, a experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas. O turista que visitou Salvador ficou com boas impressões do povo baiano, da hospedagem, alimentação, espaços de lazer e pontos turísticos da cidade. A pesquisa ouviu 6.627 estrangeiros e outros 6.038 brasileiros desde o início do Mundial.
O atendimento e a receptividade são considerados positivos para 90,5% dos turistas domésticos. Os atrativos turísticos foram o quesito mais bem avaliado, com 98,4% de aprovação, seguida da diversão noturna e da informação turística, com 96,2% e 90%. Com todos esses dados é possível perceber que a categoria recebeu muito bem os visitantes que pensam em retornar para a cidade, gerando ainda mais lucros para os empresários de hotéis, restaurantes e bares. É preciso que os patrões reflitam sobre a situação e reconheçam o desempenho dos trabalhadores
AUSÊNCIA EM REUNIÃO
A reunião entre o SindhotéiS e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte (sindicato patronal) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA) estava agendada para o dia 14 de julho (segunda-feira), às 10h. No entanto, nenhum representante do sindicato patronal  patronal compareceu. No dia 09 de junho, às 11h, foi realizada reunião entre o sindicato patronal de Salvador e a diretoria do SindhotéiS, com mediação do auditor fiscal da SRTE/BA, Maurício Macedo. Nesta última rodada de negociação, a SRTE/BA, sugeriu um reajuste para os demais salários acima dos pisos com validade de um ano. Essa proposta foi aprovada pelo sindicato patronal e pela assembleia com os trabalhadores, mas ainda falta ser assinada para começar a entrar em vigor.
Já se passaram oito meses de muita negociação entre os sindicatos, a data base para aprovação da Convenção Coletiva de Salvador é janeiro, mas somente no mês de junho a proposta de reajuste da SRTE foi aprovada pela categoria em assembleia realizada no dia 18 de junho (quarta-feira), às 17h, na sede administrativa em Salvador. Vamos aguardar o posicionamento da SRTE/BA sobre essa situação.

Com informações da Ascom/MTur