IMPASSE: SINDICATO PATRONAL RECUSA PROPOSTA DOS TRABALHADORES DE MATA DE SÃO JOÃO E SRTE SUGERE ACORDO

Impasse continua durante as negociações com mediação da SRTE

Impasse continua durante rodada de negociação com mediação da SRTE

Em reunião realizada no dia 04 de junho, às 14h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a diretoria do Sindicato do Trabalhadores de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e região (SindhotéiS) e do Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Mata de São João (SINDIHMAT) tentaram negociar as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2014/2015), com mediação do auditor fiscal, Maurício Macedo. Sem consenso entre as partes, ficou decido que a proposta da SRTE seria votada em assembleias nos sindicatos patronal e laboral.

Durante a reunião foi exposta a situação das negociações e o resultado da assembleia com a categoria realizada no dia 27 de maio, às 17h, na sub-sede do SindhotéiS, em Praia do Forte, que decidiu recusar parcialmente a última proposta apresentada pelo sindicato patronal, nos itens do auxílio alimentação de R$ 46,00 (a categoria quer R$60,00) e no reajuste salarial de 7,25% para quem recebe até três pisos (a categoria quer R$ 8,5%). O sindicato patronal recusou as solicitações da categoria. Diante do impasse, a SRTE sugeriu a seguinte proposta de acordo: piso de R$ 780,00 para os hotéis com até 99 funcionários, piso de R$ 840,00 para hotéis com mais de 99 funcionários; quebra de caixa de R$65,00; auxílio creche de R$118,00; anuênio de R$ 11,00; auxílio alimentação de R$50,00 para os trabalhadores que recebem até três pisos; reajuste de 7,25% para quem recebe até três pisos e de 6% para quem recebe acima de três pisos.

Essa proposta da SRTE será votada em assembleia com a categoria com data a ser definida. Este será um momento de decisão para toda a categoria, por isso, é preciso que os companheiros compareçam para discutir essa proposta.

A próxima reunião entre o SindhotéiS e o sindicato patronal está agendada para o dia 13 de junho, às 8h, na SRTE.