R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

SINDHOTÉIS MOBILIZA CATEGORIA NO DIA 1º DE MAIO

Created with Sketch.

Os trabalhadores de hotéis, restaurante e bares com a diretoria do SindhotéiS fizeram manifestação na frente de vários hotéis do Campo Grande até Stella Maris, com carro de som, faixas, bandeiras e persistência, os trabalhadores fizeram do dia 1º de maio, mais um dia de luta contra a exploração da mão de obra que recebe bem o turista e não tem seu trabalho reconhecido e valorizado.
Mobilização na frente do Bahia Othon Palace HotelAs reivindicações da categoria já foram inclusas na proposta de pauta para a Convenção Coletiva de 2014, várias reuniões com o patronal já aconteceram ao longo de quatro meses, mas as negociações tiveram poucos avanços. O SindhotéiS reivindica para os trabalhadores um reajuste salarial de 12% e os patrões deram apenas 5,56%. Outras reivindicações são jornada de trabalho de 40h semanais sem redução de salário, folga no dia do aniversário do trabalhador, cesta básica ou ticket no valor de R$120,00, acréscimo de 30% do salário base para o recepcionista que tem conhecimento de segundo idioma entre outros benefícios.
A próxima reunião está agendada para o dia 09 de maio (sexta-feira), às  10h, na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) com a presença do SindhotéiS, do sindicato patronal e de um representante da Secretária de Relações do Trabalho. No dia 13 de maio (terça-feira), o SindhotéiS convoca assembleia geral permanente com os trabalhadores para decidir os rumos do movimento, a ideia é saber dos trabalhadores se continua as negociações ou deflagra o movimento de greve.
A data da assembleia ficou agendada para uma data que tem muita representatividade para os trabalhadores. O dia 13 de maio está marcado na história do Brasil como o dia em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea que supostamente libertou os negros escravizados. No entanto, sabemos que nesta data a maioria dos escravizados estavam libertos e que o documento serviu apenas para formalizar a realidade. Então neste dia que há 126 anos trouxe alívio para os nossos ancestrais, será realizada a assembleia que vai decidir o futuro do trabalhadores.
Confira as fotos do movimento no Dia do Trabalhador (01 de maio):