REAJUSTE MESQUINHO DE 5,56%: PATRÕES CONTINUAM IRREDUTÍVEIS E RECUSAM PROPOSTA DO SINDHOTÉIS

Na tarde desta segunda-feira (14), o SindhotéiS se reuniu com o Sindicato dos Hotéis (patronal) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), às 13h30, para tentar negociar as cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva 2014, com a mediação do auditor fiscal do trabalho, Welington Maciel Paulo, da SRTE.

Reunião na SRTE

Sindicato patronal recusa proposta do SindhotéiS na SRTE

No dia 18/03 o sindicato patronal ofereceu um reajuste de 5,56%, mas o SindhotéiS, solicitava 12%, diante desse impasse foi agendada a reunião de hoje para tentar negociar. Durante a reunião o presidente do SindhotéiS, José Ramos, apresentou uma proposta de reajuste de 10% para os demais salários acima dos pisos, que foi aprovada pelos trabalhadores durante assembleia realizada no dia 31/03. Veja abaixo uma tabela com o comparativo das propostas para os pisos A,B e C.

PATRONAL

R$771,00

R$745,00

R$725,00

SINDHOTÉIS

R$817,50

R$789,60

R$767,20

A situação do trabalhador de hotel, restaurantes, bar e similar é lamentável, além dos baixos salários, os trabalhadores são explorados com excesso de trabalho, condições de trabalho péssimas e abusos nos pagamentos de horas extras e na concessão de folgas. Somente em junho teremos São João, Copa do Mundo e um segundo Carnaval, a lucratividade dos patrões vai continuar aumentando e o trabalhador vai continuar sofrendo com a remuneração injusta. A única forma de resolver essa situação é se envolver na luta para a Campanha Salarial 2014, somente com toda a categoria unida e reivindicando os direitos, os resultados aparecem.

Os patrões não acataram as novas cláusulas e estão impondo reajuste de apenas 5,56%. Essa é a posição do patrão, ele não quer evoluir na negociação e está sendo taxativo em uma proposta de baixos salários com reajuste de apenas R$1 (um real) para o piso que a maioria da categoria recebe. É isso que a nossa categoria merece?

SindhotéiS apresenta proposta discutida em assembleia da categoria

Ramos, reiterou que as novas cláusulas tratam do dia-a-dia do trabalhador e das necessidades da categoria. “Seria uma maneira de incentivar o trabalhador, para motivar toda a categoria. Também deveria ser de interesse dos patrões ter trabalhadores motivados”, destacou o presidente do SindhotéiS.

O Sindicato Patronal ficou de apresentar a proposta do SindhotéiS na reunião deles que será realizada na próxima quarta-feira (16) e o presidente do Sindicato Patronal, Antônio Portela, se comprometeu em apresentar o resultado da reunião na próxima quinta-feira (17) na SRTE. Agora vamos aguardar o posicionamento dos patrões e logo depois agendar uma assembleia com a categoria para decidir o próximo passo da Campanha Salarial 2014.