SINDICATO PATRONAL OFERECE REAJUSTE SALARIAL DE 5,56% PARA ENGANAR OS TRABALHADORES

Toda a categoria está ansiosa para saber de quanto será o reajuste salarial ou quais benefícios novos terá direito. O SindhotéiS enviou a pauta de reivindicação no dia 05 de dezembro de 2013 e está há 3 meses tentando uma negociação com o sindicato patronal. Nesse documento que foi cuidadosamente preparado, estão as principais necessidades da categoria, como por exemplo a folga no dia do aniversário, redução da jornada de trabalho de 44h para 40h sem redução de salário, limitação do número de quartos para as camareiras, que hoje arrumam em média 26 quartos por dia e ficam lesionadas, lutamos para limitar para o número de no máximo 12 quartos, entre outros benefícios.

Este ano foram realizadas duas reuniões entre o SindhotéiS e o sindicato patronal, a primeira no dia 15 de janeiro de 2014 na sede do sindicato dos trabalhadores e a segunda no dia 29 de janeiro de 2014 na Superintendência do Trabalho e Emprego (STE), mas não obtiveram acordo, o sindicato patronal manteve o posicionamento da primeira reunião e não avançou na proposta, os patrões mantiveram a postura intransigente. No momento eles oferecem reajuste de 5,56%, mas o SindhotéiS reivindica 12%. Confira a tabela:

CATEGORIA

SINDHOTÉIS

PATRONAL

R$920,00

R$771,00

B

R$880,00

R$745,00

R$863,00

R$725,00

O secretário geral do SindhotéiS, João da Visitação, afirma que “o sindicato patronal não tem interesse em negociar, eles precisam entender que nós somos trabalhadores de hotéis, conhecemos o cenário. Com milhares de turistas chegando na cidade a lucratividade de hotéis, bares, restaurantes e similares deve aumentar e o trabalhador precisa ser valorizado”.

REAJUSTE
O fato é que não existiu acordo, no entanto, o sindicato patronal resolveu impor um reajuste de 5,56% dos pisos para todos os trabalhadores da categoria. Para o presidente do SindhotéiS, José Ramos, “essa é uma manobra para enganar os trabalhadores, não podemos aceitar essa proposta indecente e humilhante. Precisamos ser valorizados, este é o momento”. Todos sabemos que uma Convenção Coletiva de Trabalho deve ser avaliada e discutida entre o sindicato patronal e o sindicato de trabalhadores com o objetivo de entrar em um acordo que melhore os baixos salários. No entanto, o sindicato patronal resolveu agir por conta própria, de forma autoritária e está oferecendo a esmola que eles estão chamando de reajuste para a categoria. Ramos ressalta que os empresários “não estão preocupados com a qualidade dos serviços, estão oferecendo salário mínimo e isso repercute no atendimento e os nossos turistas não merecem isso. Por isso estamos com o apagão da mão-de-obra e a culpa é do patrão que não valoriza o trabalhador e gera desmotivação no ramo turístico”.

Os trabalhadores não devem se contentar com essa migalha, o SindhotéiS está na luta por 12% de reajuste salarial para os demais pisos e por salários que são condizentes com a necessidade da categoria, além disso, ainda prezamos pela boa qualidade das condições de trabalho, mas sobre isso eles não querem discutir. FIQUE ATENTO!