Baixa remuneração e desqualificação da mão de obra resulta em rotatividade na categoria

A rotatividade da categoria de hotéis e similares já é um problema crônico, trabalhadores insatisfeitos com as condições de trabalho e os baixos salários estão migrando para outras áreas com melhor remuneração. O reflexo dos baixos salários está na rotatividade da categoria que todos os dias vem homologar no sindicato. Os dados mostram que algo está errado, em 2012 foram 7.408 homologações, em 2013 foram 5.797 homologações, mas
esse número pode ser o dobro, pois esses foram os que passaram pelo sindicato com mais de um ano de trabalho os demais o sindicato não tem controle.
Chegou o momento de refletir sobre esse cenário e refletir sobre as condições de trabalho e remuneração da categoria, há anos o sindicato luta por essa causa na tentativa de melhorar a vida dos trabalhadores, mas o sindicato patronal não está preocupado com as demandas da categoria e com a qualidade do serviço. Para o presidente do SindhotéiS, José Ramos, rotatividade no setor acontece “devido a desvalorização da mão de obra e as péssimas condições de trabalho. Isso contribui muito para esse cenário. O sindicato sempre chama a atenção para a qualificação do trabalhador, por que através disso vem a valorização. O próprio empresário não tem interesse na qualificação, pois funcionário sem qualificação  significa redução de custos”.
Pensando no período da Copa do Mundo de 2014, ainda falta muito para diminuir a rotatividade e manter o trabalhador no emprego. “Mesmo próximo da Copa, os patrões não estão preocupados com a situação. Muitos trabalhadores não estão preparados para receber o turista, mas a culpa não é do trabalhador e sim dos empresários que não investem na qualificação. O que os empresários estão fazendo para receber bem o turista?”, questiona Ramos.
ROTATIVIDADE – Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos (Dieese) publicado em 2011, analisou a rotatividade com referência nas admissões e desligamentos usando as informações dos resultados anuais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). De acordo com o Dieese “a rotatividade representa a substituição do ocupante de um posto de trabalho por outro, ou seja, a demissão seguida da admissão, em um posto específico, individual, ou em diversos postos, envolvendo vários trabalhadores”.