R. da Faísca, 31 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-016
(71) 3322-0333
(71) 99712-8706

Campanha salarial 2014: confira as novas cláusulas que foram discutidas em assembleia

Created with Sketch.

Sindicato reivindica um reajuste salarial equivalente a 12% sobre os salários vigentes em dezembro de 2013
Primeira assembleia para discutir a Convenção Coletiva 2014A luta por melhores condições de salário e benefícios é diária, todos os anos o SindhotéiS atualiza a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), por isso, o sindicato realiza assembleias para ouvir da categoria as propostas de cláusulas que possam atender os direitos dos trabalhadores. No dia 28 de outubro de 2013, foi realizada uma assembleia para discutir as propostas de novas cláusulas para a CCT 2014.
Durante a assembleia foram discutidas novas cláusulas que foram propostas pela categoria, mas ainda precisam ser discutidas com o sindicato patronal.
Sobre o contrato de experiência a indicação é que todo empregado que for readmitido na empresa não precise fazer contrato de experiência, desde que volte a ocupar a mesma função. Foi sugerido também que os profissionais de segurança pessoal ou patrimonial recebam pagamento do adicional previsto no § 1º do Art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho. O SindhotéiS luta para que a jornada de trabalho que hoje é de 44 horas semanais, seja reduzida para 40h semanais sem redução de salário.
Algumas empresas oferecem serviços de buffet em eventos externos e em seus estabelecimentos utilizando os empregados de suas atividades normais e fora do expediente, nesses casos, elas devem remunerar os empregados por essa atividade extra.
Outro item importante nessa proposta de CCT é a sindicalização, na qual as empresas devem facilitar a sindicalização dos seus trabalhadores, fornecendo local apropriado para o sindicato realizar a filiação. Além disso, as empresas devem se comprometer em descontar em folha de pagamento as contribuições associativas e sindicais (assistencial, confederativa, negocial, legal e outras) recolhendo aos cofres do Sindicato Profissional os valores
descontados, até cinco dias após a sua efetivação. No caso da contribuição associativa, para que a empresa possa descontar em folha de pagamento, o Sindicato Profissional obriga-se a enviar-lhe comunicação relacionando os nomes dos empregados associados.
Um outro benefício que o SindhotéiS já conquistou na CCT de Mata de São João e pretende implantar na CCT de Salvador é a folga no dia do aniversário do trabalhador, sem prejuízo no salário. Nos casos em que o empregado precise trabalhar nesse dia, as horas serão extras.
Na proposta de CCT tem uma cláusula sobre a alimentação do trabalhador, onde os empregadores devem fornecer gratuitamente uma cesta básica no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais), podendo tal benefício ser substituído pelo fornecimento de tickets refeição, ou vale compras equivalente, a critério do empregador, com a concordância do trabalhador da categoria. O benefício citado será fornecido também durante o período de gozo de férias e eventuais afastamentos por motivo de doença ou acidente de trabalho.
Também será formalizada na CCT a estabilidade para as pessoas elencadas no Art. 522 da Consolidação das Leis do Trabalho a estabilidade referida no § 3º do Art. 533 do mesmo diploma legal.
Aos trabalhadores que atuam na área de recepção que possuam o conhecimento de um segundo idioma fica garantido o recebimento de gratificação mensal em valor equivalente a 30% (trinta por cento) do seu salário base.
E por fim, nos estabelecimentos de hospedagem, cada camareira ficará responsabilizada por, no máximo, 12 UH (unidades habitacionais).
Essas são algumas das novas cláusulas propostas pela categoria para que sejam implantadas na CCT 2014, o SindhotéiS vai defender os interesses dos trabalhadores para que as condições de trabalho sejam as melhores possíveis, mas a aprovação também depende do bom senso do sindicato patronal.