Posse da nova diretoria do SindhotéiS Bahia

O SindhotéiS Bahia inicia mais uma fase de desafios e muitas conquistas, na última sexta-feira, 13, os 23 diretores eleitos foram empossados em cerimônia realizada na sede administrativa do sindicato. Durante o evento estiveram presentes representantes de diversas entidades sindicais e trabalhadores associados, todos prestigiaram esse momento de comemoração e novos desafios. A cerimônia aconteceu no novo salão de eventos do SindhotéiS, que foi inaugurado na ocasião.
A mesa foi composta pelo  presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Estado da Bahia, Natanael Vitória Ferreira, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Comércio (Sintrahortuh – CE), Luiz Onofre, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Motéis e similares de São Paulo e região (Sinthoresp), Francisco Calazans, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Intermunicipal de Cargas de Salvador, Braulino Sena e pelo presidente da Central dos Trabalhadores da Bahia (CTB), Aurino Pedreira.
Os integrantes da mesa fizeram discursos para incentivar a diretoria em sua nova jornada de trabalho. Para Braulino Sena, “essa luta é difícil, Ramos é um amigo, trabalhador e lutador, ele não para, está sempre querendo saber o que está acontecendo quando o assunto diz respeito aos trabalhadores”. Já Luiz Onofre, disse  “desejo união. Que nessa caminhada de quatro anos agente lembre da trajetória. São muitos os problemas na categoria, mas temos que partir para o enfrentamento”. Natanael Vitório destacou a evolução positiva dos mandatos anteriores, “é fácil analisar a carreira de Ramos é só avaliar a evolução do sindicato. Por isso gostaria de parabenizar e deseja sorte para a nova diretoria”. Lembrando do percentual de aprovação nas urnas, o presidente da Contratuh, Moacyr Roberto disse que, “hoje comemoramos mais uma vitória que compartilhei aqui nesta casa durante as eleições. A responsabilidade é maior em razão do percentual de aprovação nas urnas”. Ele enfatizou ainda a importância de focar na batalha em busca de melhorias para a categoria durante o período de Copa do Mundo, “temos que ter trabalhadores guerreiros nesse momento de Copa, para as ações que teremos que tomar, como a paralisação que vocês fizeram durante a Copa das Confederações”.
Para o presidente da CTB, Aurino Pedreira, “entendemos que grandes conquistas se dão quando nós trabalhamos unidos para construir um processo de transformação da nossa sociedade”. Aurino estava acompanhado do secretário da CTB, Ailton Araújo.
O presidente do SindhotéiS, José Ramos afirmou que “é mais um desafio que vamos enfrentar. Lá fora tem uma expectativa muito grande em nós. Estamos no quinto mandato em razão da credibilidade que o trabalhador deposita na diretoria. Acreditamos no projeto da nossa Confederação para reunir os trabalhadores das cidades-sede para fechar o cerco. Precisamos nos unir para alcançar nossos objetivos”
Ramos também lembrou a PL 4330 da Terceirização que segundo ele, “vai enfraquecer os sindicatos”, citou  também o projeto de medida provisória para alterar a CLT durante a Copa de 2014, que permite contratação temporária e sem carteira assinada.
O vice-presidente, Genival Santos, fez um discurso emocionado lembrando o momento em que entrou para a carreira sindical a convite de Ramos.
Após a posse, o presidente do SindhotéiS, José Ramos, prestou homenagem aos integrantes da mesa, Francisco Calazans, Moacyr Roberto e Natanael Vitório, que receberam o troféu em comemoração aos 80 anos da entidade. Calazans após homenagem agradeceu e disse que ficou comovido. “Esse é um gesto fraterno de meus amigos que tem 80 anos de luta, fiquei emocionado pois não esperava esse gesto nobre e bonito, fico imensamente grato. Venho aqui transmitir um abraço dos companheiros de São Paulo e que todos tenham paz e desejo que tenham sucesso nas lutas para a categoria de hotéis, bares e similares da Bahia”.